Nacional
Mudanças bruscas de temperatura podem deixar o corpo mais vulnerável, alertam especialistas do Iamspe. Saiba como se proteger!
Compartilhe:
Pode ajudar a minimizar os impactos da variação de temperaturas ajustar a hidratação, a dieta e o vestuário
As mudanças bruscas de temperatura podem deixar o corpo mais vulnerável, alertam os especialistas do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). O motivo é a variação rápida entre o clima quente e o frio, ou vice-versa, que tem efeitos similares ao de um choque térmico no organismo e enfraquece as defesas do corpo. O problema facilita o desenvolvimento de doenças, principalmente as respiratórias, como: gripe, resfriado, sinusite e rinite.
Para minimizar o impacto das mudanças repentinas de temperatura, o organismo humano adequa a sua temperatura à do ambiente por meio de vasodilatação, constrição dos vasos sanguíneos e transpiração. Esse mecanismo, quando em pleno funcionamento, evita o choque térmico. Porém, quando falha, atrapalha a atividade das células e enfraquece o sistema de defesa do corpo.
Quando a temperatura diminui rapidamente, as vias áreas nasais estão despreparadas para receber o ar frio e podem inflamar. Piora a situação, fechar janelas e portas para dificultar o resfriamento do ambiente. O hábito diminui a ventilação no espaço, facilitando o acúmulo de pó e sujeiras e a transmissão de vírus e bactérias relacionadas a problemas respiratórios.
Também oferece riscos à saúde o aumento repentino de temperatura. O calor excessivo causa a contração dos vasos sanguíneos – constrição dos vasos – diminuído o fluxo de sangue no corpo e, consequentemente, a pressão arterial. São sintomas comuns da situação dor de cabeça, enjoo, tontura, náuseas e mal-estar geral.
A infectologista do Iamspe Dra. Andrea Almeida alerta que os incômodos no corpo são sinais importantes do impacto das mudanças de temperatura no organismo. “Para evitar o problema, ajuste imediatamente a hidratação, a dieta e o vestuário de acordo com o clima. Em ambientes quentes, ingira mais líquidos e use roupas leve, já nos mais frios, coma comidas mais nutritivas e mantenha os espaços arejados. Caso surjam sintomas intensos, procure por assistência médica”, aconselha.
PRESS MANAGER